domingo, 26 de outubro de 2014

RESENHA FILME ''A BELA E A FERA'' (2014)

                     

       É leitores... trago dessa vez meu ponto de vista sobre um maravilhoso filme que tive a oportunidade de conferir nesse ano. De origem francesa (filme e conto original), adaptação esta que conta a clássica história sobre uma linda donzela que se apaixona por uma fera sanguinária. Sim, não é de hoje que vemos e ouvimos esse faz de conta que percorreu gerações alcançando vários admiradores. Acontece que ele trás uma roupagem nova, porém mais próxima da obra original, que até hoje foi ofuscada pela animação da disney, percebendo que a maioria das críticas negativas sobre essa nova versão vem do publico fã do desenho. Este adaptação feita pelo Cristopher Guns trás a tela efeitos de encher aos olhos junto a uma fotografia incrível e indiscutível, seguida por ótimas atuações. Acho que o filme inova a medida que não se deixa relaxar quanto a essência da história. Sim, é preservado todos os mimos daqueles mínimos detalhes dos contos de fadas, com aquele ar selvagem e de terras longínquas. Enquanto adaptações atuais fazem questão de modificar, ''trollar'' e tirar onda de uma ótima história esse segue caminho inverso. É notável o esforço e o cuidado de preservar aquele aspecto rustico e clássico.

                                             
             
         Bella, Lèa Seydoux, morava numa grande casa junto ao seu pai e seus 5 irmãos. Uma família da alta sociedade que vivia do comércio marítimo acaba perdendo tudo quando as embarcações desaparecem no oceano, deixando  todos em farrapos e obrigados a se despedirem de todo o luxo, se mudando para a vida no meio do campo, tal como camponeses. Para Bella não é o fim, ao contrario de suas irmãs ambiciosas, interesseiras e egoístas. Lá ela poderia plantar e colher em sua orta o que a animava muito. Certo dia seu pai acaba voltando para a cidade pois recebeu a noticia que o barco perdido havia sido encontrado. Passando em uma estalagem encontrou mal feitores que possuíam uma divida com um dos filhos do velho e ao fugir da situação após ficar encurralado ele perde seu caminho e adentra numa floresta encantada que o acaba levando para um castelo abandonado. Ele possui uma amistosa recepção, porém ninguém se apresenta. Após toda cerimonia antes de fazer sua montaria nota uma arvore gigante rodeada de rosas vermelhas e decide arrancar uma e levar para sua querida filha mais nova. Nisso é revelado uma furiosa criatura que se diz proprietário do castelo fazendo do velho um prisioneiro, dando lhe apenas um dia de liberdade  para se despedir de sua família e voltar para a fortaleza. No fim das contas quem volta é Bella no lugar do pai e acaba tendo que conviver com o monstro dia após dia, nem sempre tão confortável. Só que uma fabulosa história rodeia a vida da monstruosa criatura. Uma trágica história que deu a atual aparência de besta é contada para a jovem através de sonhos todas as noites.

          Aqui vocês não encontraram o Gaston  nem o bule, o relógio ou a vela falante. Quem paga de vilão é um credor mal feitor que persegue junto aos capangas um dos irmãos de Bella e dão o rumo diferente a história, e os seres que rodeiam o castelo são uma especie de cachorrinhos que constroem os momentos mais engraçadinhos do filme. Não, a Bella não é morena. Gente, nada disso compromete a história que não deve ser levada em comparação com a o trabalho disney, embora muitos fazem disso um parâmetro. O elenco trás nomes famosos do cinema europeu como a estrela de ''Azul é a cor mais quente'' Lèa Seydoux e Vincent Cassel que além de fazer parte do cinema francês é conhecido por vários filmes americanos e inclusive um filme brasileiro que ele dá um show de atuação chamado ''À deriva''(recomendadíssimo). A direção fotográfica é impecável, deixando o espectador de boca aberta a cada cena que acaba casando com efeitos especiais competentes e a altura. A trilha sonora esbanja um certo charme e classe que permeia durante todo o filme.

           Só tenho que elogiar o trabalho aqui feito. Ele prova que pode fazer melhor que o cinema hollywoodiano que ultimamente nos tem presenteado com tantas bombas do gênero fantasia e que ironicamente fazem muito sucesso. O que mais acho bacana neste ''A bela e a fera'' é que nos trás a velha história só que com elementos adicionais misticos e que conforta mais ainda pelo roteiro ter sido baseado da forma mais fiel no conto escrito originalmente por Gabrielle-Suzanne Barbot, em 1740. Ele tem aproximadamente 2 horas e pode encantar mais aos grandinhos que as crianças, pois no fim das contas vemos que não apresenta um material bobinho. O que noto com frequência em comentários é gente reclamando do romance entre eles e que não focaram nisso, o que me faz discordar totalmente. Afinal, quem fala isso não pegou a sacada do amor estando ali, embutido e apresentado na medida certa, onde se mostra bem mais maduro e próximo a realidade, perceptível em cenas como ''o beijo do amor verdadeiro''. Estando contido em frases e em momentos sutis onde o tempo é narrado, por assim dizer, e tudo é construído.
                     

            Para mim ele foi feito sob medida e dificilmente há de chegar algum outro filme com o mesmo tema que venha substitui-lo( a disney está preparando um live action). Eu recomendo bastante. Conto de fadas maduro, já conhecido, repleto de efeitos,química entre os personagens e totalmente envolvente para agradar tanto o publico masculino quanto o feminino, jovens e adultos com momentos de ação, romance e drama.

Estrelas: 4.5/5

Um comentário:

  1. Olá, adorei o blog e a resenha. Quero muito assistir o filme, pois a primeira versão do conto 'A Bela e a Fera' a qual eu vi foi realmente essa história original. Adorei a forma a qual expõe as ideias e sua escrita.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir