segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[FILMOGRAFIA BAZ LUHRMANN - VEM DANÇAR COMIGO] 1/5

                                  VEM DANÇAR COMIGO (Strictly Ballroom, 1992)



         Imagine um filme de dança de salão. Fez? Então, esqueça tudo o que você já viu. Vem dançar comigo marcou o inicio do diretor Baz Luhrmann no cinema, fazendo questão de mostrar quem veio pra ficar. Ele é muito incomum, um filme que me surpreendeu pela qualidade técnica e anormalidade na forma em que é filmado onde já virou marca registrada do diretor. Ele brinca com a câmera. Ele pode, tem essa desenvoltura. O clima do filme, assim como os demais, é permeado por pitadas cômicas onde se juntam com o frenesi das cenas e deixam o espectador extasiado com tamanha genialidade e potencial artístico. A história é simples e o tanto manjada, mas ele não deixa que o cinéfilo se deixe levar pela mesmice, e por mais bobo que seja conquista o publico. Acabamos saindo da zona de conforto que nós estamos acostumados de ver no cinema dançante.

Um cara que é um exímio dançarino decide mudar os passos em meio a uma competição e é banido do evento. Seus pais são donos de uma academia de dança - junto a um sócio - e presam muito a vitória. Até que sua parceira atual desiste da parceria e ele se vê louco para achar a nova dançarina perfeita. Ele encontra isso na garota menos provável. Pronto, falei demais (risos).


          Sabemos que filmes do Baz Luhrmann sempre possuem um cuidado grande em relação a trilha sonora. Temos uma sensação de nostalgia na musica tocada durante todo o filme. Estas que ainda em transição 80' - 90' incluindo hits como ''Love is in the air'' e ''Time after time'', que faz de uma simples cena entre um casal dançando no telhado, com uma grande propaganda da coca-cola como plano de fundo algo marcante e clássico. Vocês ainda podem esperar muita lambada em ritmo louco. Sobre as atuações nenhuma revelação ou atores famosos em seu elenco, porém eles cumprem direitinho com o dever. O que muitos não sabem é que o diretor teve a ideia de fazer uma trilogia de seus primeiros filmes denominada ''Trilogia da cortina vermelha''. Ou seja,inclui ''Romeo + Juliet'' e ''Moulin Rouge''. Dai tu me pergunta... ''Como assim''? É, logo de inicio fiz o mesmo questionamento mas logo dei uma pesquisada e percebi que era algo relacionado a questões técnicas e ao estilo de filme, que temos a predominação da musica em diferentes níveis, sem haver nenhuma ligação entre as histórias,claro.

Ofuscado por filmes de maior sucesso, como ''Dirty dancing: ritmo quente'' e ''Os Embalos de sábado à noite'', ele tem o seu valor e por isso o recomendo muito.

                                ''Viver com medo é como viver pela metade''
Texto atualizado.

Estrelas: 4/5

Curta nossa página em facebook.com/mundofavoritobr

Um comentário:

  1. Oi, Fabricio!
    Que legal, eu confesso que não conhecia o filme. Mas nada que não posso resolver, vou procurar para assisti-lo.
    boa dica!

    bju's Ju.

    www.taobomquantopizza.com

    ResponderExcluir