sábado, 16 de agosto de 2014

RESENHA - LIVRO ''VACLAV & LENA''

Por: Gabriela Mélo
                                                    
                                                                                        

        Essa maravilhosa história de Haley Tanner, fala sobre dois amigos –Vaclav e Yelena- que estavam destinados a ficar juntos desde o instante em que se falaram pela primeira vez. Ambos migraram da Rússia para os Estados Unidos quando pequenos para tentar uma vida melhor e fora da crise e conturbação que o país sofria. Vaclav, um garoto esperto, mora com seus pais em um lugar simples e Lena, uma menina tímida e cheia de segredos, mora com sua tia, já que perdeu a mãe muito jovem. Após assistirem secretamente a um espetáculo de mágica, Vaclav soube que era exatamente o que ele queria ser: Vaclav, O Magnífico e Lena, sua linda assistente.Vaclav é organizado e estudioso. Lena é uma confusão de pensamentos e ações e tudo que ela quer é ser aceita em algum lugar. Mas apesar das personalidades distintas, eles se completavam e um encontrava no outro seu porto seguro. Idealizamos a cabeça de uma criança algo fácil de entender, mas não vemos o quanto tudo parece mais sensível a seus olhos e como a menor das coisas pode ter a maior importância.

                                                     


           Certo dia, Lena não vai à escola e Rasia – mãe de Vaclav-, preocupada, vai até sua casa ver se está tudo bem. Ela descobre algo terrível que a abala profundamente e a faz entregar Lena à polícia onde ela é encaminhada para a adoção. E assim, Vaclav perde total contato com sua única e melhor amiga. Anos se passam e eles seguem caminhos diferentes, escolas diferentes, amigos diferentes e relacionamentos diferentes.A autora separa dois capítulos para essa fase da história contando a visão de cada um no tempo que estiveram separados, o que fizeram, sentiram ou deixaram de fazer.Na noite em que Lena completa 17 anos, Vaclav é surpreendido com um telefonema da própria Yelena. Eles marcam de se encontrar e mal podem acreditar no que acaba de acontecer, os melhores amigos iriam se encontrar depois de tanto tempo.Quando o reencontro acontece, o que antes era apenas um amor de criança se tornou uma paixão muito intensa e eles teriam que enfrentar diversas barreiras, tanto do passado como do presente, para ficarem juntos.



         O que mais me chamou atenção no livro foi a forma com a qual ele foi escrito, a inocência da infância, a ardência da adolescência e os sacrifícios da vida adulta. O livro me permitiu entrar na cabeça de uma criança de um jeito que eu jamais me lembraria. O modo como as partes foram separadas, me fez sentir como se eu os tivesse visto crescer e acompanhado todas as suas fases e problemas. O amor que um sente pelo outro é tão forte que não permite que eles esqueçam um do outro durante todo o tempo que eles estão separados.Confesso que no início não esperava muito do livro, mas ele foi tão cuidadosamente sensível mostrando as dificuldades e as superações de uma criança –que pode ser a realidade de muitas- que eu me apaixonei pela história. Senti compaixão por Lena e admiração por Vaclav. É um livro repleto de pequenas ações e grandes sentimentos, uma história sensacional que vale a pena ser lida e tenho certeza de que, assim como eu, ninguém irá se arrepender.

NOTA: 4/5

Curta nossa página no facebook !!!

Um comentário:

  1. Parabéns pela clareza do texto.Bela visão e abstração do livro. Minha amiga é f@#$% /Saulo

    ResponderExcluir