sexta-feira, 15 de agosto de 2014

RESENHA - LIVRO ''MESTRE GIL DE HAM''


          Era uma vez um fazendeiro chamado...(SEGURA!) ''AEgidius Ahenobarbus Julius Agricola de Hammo'' , ou Gil se preferir - eu irei preferir, pois não ficarei repetindo o nome completo ao cita-lo (risos) , que vivia no campo perto de um vilarejo numa época remota do planeta. Esse local era muito peculiar. Todos habitavam em harmonia, e AEgidius vivia uma vida pacata com um cão falante e sua mulher. A era dos dragões e gigantes há tempos havia se extinguido, sendo ''os restantes'' isolados num lugar muito distante dali, onde não passavam de rumores. Um dia o cachorro Garm, que possuía uma relação de momentos conturbados e de admiração com seu dono ( um festival de morde e assopra), saiu escondido na calada da noite pra passear e foi alvo de uma cena aterrorizante. Testemunhou um gigante terrível, e meio cegueta, que tinha rumado de tais terras longínquas até aqui, destruindo as plantações das redondezas e parte do território de Gil. Com o rabo entre as pernas volta Garm aterrorizado para avisar o ocorrido ao seu dono. No fim das contas o cachorro contribui para o alarde , fazendo todos se aglomeraram e Gil afastou o gigante dali, ficando conhecido e destemido. Ele não é homem de títulos e nem se importa de sair em aventuras ganhando reputação. Mas por conta desse incidente torna-se muito reconhecido e requerido até mesmo pelo Rei.                                                        
     

               O homem afastou o grandalhão não por bravura e violência, sem querer estragar as pequenas surpresas, foram outros motivos que deram a retirada dele das plantações. O próprio gigante também não tinha feito por mal, o que achei bastante interessante. Não bastasse a fama dele na terra dos homens, o gigante levou consigo relatos, espalhando sobre fartura alimentar (ovelhas e vacas ) nos campos de Ham atraindo e gerando um furdunço para alguns que queriam mudar de vida. Até que um dragão voraz segue a trilha e deseja viver bem nesse novo espaço, que segundo o gigante o único ponto negativo era o excesso de abelhas no local ( você não faz ideia - risos ). Assim as pessoas depositam confiança em AEgidius quando se dá a chegada do poderoso dragão Chrysophylax,o rico! Enfim...em idas e vindas temos um dragão se redimindo, pagando promessas, fugindo...e só falando por alto, pois não gostaria de tirar o prestigio desses momentos incríveis. 


              Você não perde por esperar. Temos aqui rei tirano, ascensão da plebe e muito...ouro! A qualidade desse conto do Mestre Tolkien é sem precedentes. A história não se passa na terra média, digamos apenas que o universo propenso é bem semelhante a ''vibe'' dos hobbits, com uma escrita que surgiu para entreter os filhos dele , acabando por encantar cada leitor que o lê (Na minha edição do livro existem duas versões - o rascunho e a final). Com um pouco menos de 70 páginas, Tolkien relata uma época linda de se ler, onde hoje não passa de lendas, alimentando nossa imaginação com sua leitura magica, fazendo toda essa misticidade ganhar forma em nossa mente com uma texto de qualidade. Leitura rápida e fácil, li em uma tarde. História agradável, leve e sem enrolações, uma ótima pedida para se distrair e se encantar com as palavras do renomado escritor da ''literatufantástica''*, onde quem teve a oportunidade de apreciar algum de seus outros trabalhos, saberá exatamente do que estou falando!
Recomendo!!!!


* Literatura fantástica

Nota:
5/5

Curtam a página do blog: facebook.com/mundofavoritobr

Nenhum comentário:

Postar um comentário