sábado, 23 de agosto de 2014

RESENHA - LIVRO ''A RESPOSTA''

Por: Gabriela Mélo
                         

          Em 1962, na cidade de Jackson, no Mississippi, o racismo predomina intensamente e Pessoas de cor não tem um lugar na sociedade que não seja limpando casas, cuidando de crianças brancas, ou fazendo trabalho pesado que os homens brancos não quisessem para eles. 
A ousada história de Kathryn Stockett, “A Resposta”, retrata as lutas contra o racismo em uma época onde a cor valia mais que qualquer intelecto ou coração. O livro gira em torno de três personagens, Eugênia – mais conhecida como Skeeter-, Aibileen e Minny.         

           Skeeter é uma moça branca, recém-formada na faculdade, com ideias e sonhos menosprezados pela sociedade em que vive. Em sua realidade – vinda de uma família branca, com posses e papel indispensável na sociedade das mulheres dos anos 60’- seria impossível conquistar algum cargo importante, ou mudar alguma coisa. A vida não era tão fácil para uma moça solteira de 22 anos de idade. Aibileen é uma empregada negra muito sábia, sua especialidade é cuidar de crianças brancas. Ela perdeu seu único filho, Treelore, de 24 anos. Ele era um rapaz muito inteligente e tinha o sonho de mudar a situação entre brancos e negros. Sonho que dava a Aibileen muito orgulho. Minny também é uma empregada de cor, sua especialidade é cozinhar. Ela tem a língua solta e nunca perde a oportunidade de falar de uma patroa branca e isso geralmente lhe causa muitos problemas. Minny é jovem e mãe, sua personagem retrata a realidade de algumas mulheres – não necessariamente negras- de sua época.





            A Resposta me deu a oportunidade de viajar diretamente para os anos 60. Pude ver de perto sobre as questões sociais da época e refletir sobre elas de um jeito pessoal e sem influência de opiniões, pois o livro mostra os dois lados da moeda.Fala sobre laços raciais, doenças, respeito e uma série de leis absurdas para que gente de cor não se misturasse com pessoas brancas. Leis essas, baseadas em teorias absurdas e sem nenhuma base científica. É um livro extraordinário que quebra todos os tabus sobre o assunto e nos dá uma nova visão do mundo e das pessoas. A leitura é viciante, pois a toda hora está acontecendo algo e os assuntos são extremamente interessantes. A Resposta me permitiu conhecer detalhadamente todas as questões de uma época que eu não vivi e, também, por esse motivo, entrou na minha lista de livros favoritos. Tenho certeza que, de todo coração, vale a pena ser lido.
                                                                     




NOTA:

2 comentários:

  1. Já li algo parecido em 12 anos de escravidão. Gosto dessa ideia do livro apresentar uma realidade que não vivenciamos. Parabéns pela resenha.
    bjs Ju.
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D isso de outra realidade também me atrai bastante! Ouvi falar muito bem de "12 anos de escravidão", estou louca para ler :D

      Beijão :*

      Excluir