domingo, 7 de dezembro de 2014

RESENHA LIVRO - CASA DE SEGREDOS


         É leitores...este pela qual vos falo poderia muito bem participar da minha lista de ''trocas e vendas'' da coleção. Temi um pouco o que estava por vir quando decidi ler este livro escrito pelo famoso diretor e roteirista de cinema Chris Columbus( responsável pelos primeiros filmes do Harry Potter e esqueceram de mim) e Ned Vizzine. É corriqueiro este campo do universo literário, pois na grande maioria dou preferências a obras de fantasia, aventura e infanto-juvenis (estou familiarizado). Casa de segredos não tem um elemento ''x'' tão surpreendente. O que somam pontos neste é a escrita fácil e de rápida leitura, como também a construção dos personagens que são bastante cativantes.

         A história gira em torno dos filhos da família Walker, esta que tem passado por uns ''perrengues'', dificuldades financeiras, que se deu pelo afastamento do Sr. Walker do cargo médico por motivo bizarro, servindo como o mistério de primeiro plano na história. Cordélia, Brendan e Elenor são irmãos o tanto peculiares. Aparece uma oportunidade de irem morar numa casa de baixo custo e de uma rusticidade unica onde foi construída há muito tempo atrás por um escritor no anonimato chamado Denver Kristoff. Sim, como o titulo sugere ela guarda segredos obscuros, digamos que ancestrais, que envolvem o ex-morador da mansão. Até que na primeira noite eles recebem a visita de uma vizinha de aspecto estranho que possui parentesco com Denver, provocando assim a maior das empreitadas virando de cabeça pra baixo a vida dos jovens irmãos. A casa é transportada para outras dimensões ( um sarapatel literário, digamos assim kkk), permitindo que as crianças façam contato com piratas sanguinários, tal como guerreiros, gigantes, um cadete de guerra...
                                               

        Não sei se podemos exigir tanto do livro quando notamos que sua grande proposta é se tornar um ''bestseller''. Recheado de clichês o livro pega sempre um pouquinho daqui e dali, mas cumprindo com o dever de divertir. Sim, adorei a escrita dos autores e os capítulos curtos dentre as 350 páginas. Sou um pouco exigente quanto historinhas de aventura (tenho a experiência de me arriscar nelas e quebrar a cara) e posso te falar que essa onda de mesmices funcionam aqui, trazendo lembranças de ''Desventuras em serie'' e ''Percy Jackson'', estes pelos quais adoro. Três coisas no decorrer do texto me chamaram a atenção. A primeira foi a violência não tão polpada, se tratando de um ''young adult'', como também os palavrões presentes no decorrer da trama ( calculei uns 4. Não que eu tenha frescura em relação a isso, apenas me surpreendi visto que o publico a ser atingido não são os mais velhos). E a 3° observação foi a cultura pop permeada a cada página. Referências de elementos contemporâneos que vão de smartphones a Lady Gaga, digamos assim. Acho que esse ultimo ponto poderia ter ficado em ''off'' para permitir uma ambientação mais neutra, se tornando atemporal no decorrer dos anos, que ao meu ver impossibilita a obra de ganhar destaque no futuro. O que me incomodou foi a ponta solta deixada no texto. Enquanto solucionava e dava enfase a uma parte do mistério esqueceu de retratar aquilo que tinha mais proximidade com os Walker ( A história do bisavó). 
                                                          

     Uma coisa que não compreendi foi o comentário do Chris Columbus que alegou uma quase impossível adaptação para o cinema pela dificuldade de ser filmado visto os recursos tecnológicos cinematográficos não corresponder ao dinamismo da obraVejo muitos filmes bem mais difíceis de serem realizados e muita coisa aqui abordada já fora projetada até em super 8 (risos). Essas são minhas considerações sobre o universo criado pelos escritores. Uma história divertida e despretensiosa que não sairá da minha estante com facilidade. Mesmo com os defeitos ela pode ser um prato cheio para se aproveitar o tempo livre.

P.S.: Ainda temos na capa um comentário da escritora J.K. sobre ele 

                   ''Uma aventura apaixonante sobre o poder secreto dos livros''
                    -J.K. Rowling 

NOTA: 4/5

Um comentário:

  1. Gostei da resenha e do modo como você falou tudo que pensa! :* Continue assim! :D

    ResponderExcluir