terça-feira, 12 de agosto de 2014

FILME - ''EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA''

                                          

        ''Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida'' é um filme de 2011 que só veio estrear final do ano passado, com sua distribuição limitada para algumas salas do pais.Há tempos tive vontade de conferir esse trabalho que contava com a participação da humorista Clarice Falcão e do ator Rodrigo Pandolfo.O trailer empolgou muito e entregou tão pouco, o que me deixou meio desapontado. Como havia comentado no site filmow, ele é um bom filme de maneira estranha. Acontece que o seu perfil está mais para uma ''Web serie''ou algo do tipo, do que um filme de cinema propriamente dito.
       
        A história fala sobre Clara (Clarice) que se encontra em uma fase da vida o tanto complicada,onde vive sob ''pressão'' familiar do que ela deve fazer de seu futuro e o dilema proposto na película é '' O que realmente eu gosto de fazer?; Qual profissão seguir?É isso mesmo que eu quero da minha vida''. A proposta é bem legal e naturalmente todos já devem ter passado por tais problemas que envolvem ''O que vou ser quando crescer'' e que acabam muitas vezes nos seguindo por um bom tempo,até mesmo quando já estamos envolvidos em algum curso. Dai, ela encontra um rapaz (Rodrigo) no boliche que frequenta sempre que mata aula, o que é bastante comum, ocasionando uma relação, e o mesmo tenta ajuda-la a procurar sua verdadeira vocação. O filme mostra também encontros de Clara com seus familiares(Tios,tias,o avô...) em jantares proporcionados por ela, onde estes falam sobre a vida e a jovem tenta descobrir no lado profissional dos outros, e de suas realizações, a sua certa decisão ao coletar tais informações - por assim dizer.Não, o filme não é bem um tutorial de cursos.Afinal, ela sonda as pessoas de forma implícita muitas vezes.O filme é composto em grande parte por tais cenas, tipicamente no cenário de um restaurante, ficando por vezes repetitivas . Vale ressaltar que há também uma abordagem de sua relação dentro de casa,onde viveu toda sua vida cuidada pelo pai e recebe a noticia do retorno de sua mãe ao lar.
Uma das cenas no restaurante
          O filme não tem uma precisão quanto seu gênero. Em seu misto tem elementos que vão desde um filme teen até ''dramas'' reais dosados pelo humor( Humor este já conhecido pelos videos da Clarice no youtube). A trama é construída por uma simplicidade unica e que segue com passos curtos na maioria das partes (Sim, chega soar lento em alguns momentos, talvez  pela falta de conteúdo.).Eu não esperava que a história fosse focar apenas na  indecisão da garota quanto seu lado profissional, o futuro, quando poderia ser construído algo a mais por cima de tudo isso.Teve momentos que me fizeram rir, o que valeu muito (Acho que ele dá uma guinada da metade pro final) . A falha maior penso que está presente em seu desfecho
,como se toda a experiência obtida tivesse sido invalida. Ela meio que permanece com o mesmo discurso do inicio junto ao seu pensamento duvidoso permeando até o ultimo instante. O titulo que se dá a obra acaba sendo a frase de um personagem secundário,o pai da moça,como se tais descobertas dela levassem ao questionamento dele diante da sua própria vida, como se fosse pertinente para ele, o que acabara influenciando e transmitindo para Clara ( Achei o tanto estranho,mas foi isso que deduzi) .

           Diferente de seu titulo ele não é tão longo.Com duração de 1 hora e 16 minutos aproximadamente  trás basicamente tais passagens citadas em um enredo bem morninho, contudo possui seus acertos. Acho que não teve um apelo comercial forte, não sendo vendido como histórias para adolescentes tipo ''Confissões de adolescente'',''As melhores coisas do mundo'' ou até mesmo ''Desenrola'', tendo ele um modelo diferente de filme que as vezes nem lembra um, como já tinha dito no incio, parecendo algo feito pra web.Realmente eu achei estranha a formula nele empregada ( Não sei se é o costume de ver a Clarice no porta dos fundos - risos ). Ao menos fique certo(a) que encontrará uma ótima trilha sonora, bem suave por sinal, que contém canções do Marcelo Camelo, ''A banda mais bonita da cidade'',Tiê e outros. Vale a pena conferir. Não é um filme dos piores, só não chega ser a altura de seu trailer ou até mesmo da sua premissa.
                                                 

Nota: ***.5/ *****

Um comentário:

  1. Oii! Amei o seu blog, encantador!

    Pensei em assistir o filme um dia desses no telecine play, mas ainda bem que não perdi meu tempo! rs

    Bjos

    http://layrytta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir